sábado, 24 de setembro de 2011

Algumas bebidas alcóolicas


ABSINTO:
destilado feito da erva Artemisia absinthium. Anis, funcho e por vezes outras ervas compõem a bebida de altíssimo teor alcoólico 70º GL, originária da Suíça. Foi extinta de todos os países, pois podia causar a loucura ou até a morte de quem a consumisse.

AMARETTO: licor feito com caroços de abricó e polpa de amêndoas possui uma graduação de 40º GL.

ANGUSTURA: bitter feito à base de genciana e outras ervas muito amargas. Muito concentrado, usa-se apenas em gotas, no preparo de coquetéis, possui uma graduação de 40º GL.

APRICOT: licor feito a base de damasco.

ARAK: nome genérico de origem árabe utilizado para denominar bebidas destiladas em diversas regiões do Oriente. Pode ser produzida a partir da seiva do palmito, do arroz, de cereais ou de tâmaras. Sua graduação alcoólica é de 45,9 º GL

ARMAGNAC: destilado de vinhos brancos, da região de Armagnac. Sua graduação alcoólica é de 45º GL

BOURBON: tipo de whisky feito com, pelo menos, 51% de milho. É produzido nos Estados Unidos. . Sua graduação alcoólica é de 50º GL

BRANDY OU KIRSCH: nome genérico que denomina a bebida destilada de frutas ou vinho. Este nome é utilizado também para designar a aguardente vínica em muitos países. geralmente contendo cerca de 40–60º  GL de graduação alcoólica

CACHAÇA, PINGA, CANA OU CANHA: aguardente destilada da cana-de-açúcar. Teor alcoólico entre 38 e 54° GL.

CAMPARI: é o bitter mais famoso do mundo, feito à base de quinino. Sua gradação alcoólica pode variar entre 20,5 a 28 º GL dependendo do país onde é vendida.

CASSIS - é da cidade de Marselha, na França, cuja formula consiste em fruta de cassis e brandy, com graduação de 24°GL.

CERVEJA: é a bebida fermentada mais degustada no mundo inteiro. É fabricada a partir da cevada e do lúpulo. A diferença entre a cerveja e o chopp é que a cerveja é pasteurizada e o chopp não. As cervejas costumam ter entre 4 a 5% de teor alcoólico, ainda que este possa variar consideravelmente conforme o estilo e o cervejeiro. De fato, existem cervejas com teores alcoólicos desde 2% até mais de 20%.

CHERRY BRANDY ou KIRSCH: licor à base de cerejas, inclusive seus caroços. Tem no mínimo 45% de álcool.

COINTREAU: licor de origem francesa, produzido pelo fabricante de mesmo nome, feito com cascas de pequenas laranjas verdes da ilha de Curaçau. Collins: coquetéis preparados em copos tipo long drink, completados com água ou soda. Tem no mínimo 40% de álcool.

CONHAQUE ou COGNAC: destilado de vinho originário da localidade de mesmo nome, situada na província de Charente, França. É destilado duas vezes e, por lei, deve ser envelhecido em tonéis de carvalho por, no mínimo, três anos. . Geralmente contendo cerca de 40–60% de graduação alcoólica

CURAÇAU: licor preparado à base de laranjas amargas da ilha de Curaçau. Tem no mínimo 39% de álcool.

DUBONNET: conhecido vermute francês de cor avermelhada, cujo sabor fica entre o doce e o amargo. Tem 19% de teor de álcool.

DRAMBUIE: licor feito à base de whisky, originário da Escócia, cujo preparo inclui o malte e o mel de urze. O volume de álcool do licor Drambuie é de 40%.

FERNET: é uma bebida alcoólica amarga obtida por meio da maceração no álcool de diversas ervas e raízes medicinais, entre elas o ruibarbo, e a genciana, a quina, o alóes e o agárioco; é usado como digestivo e tônico. Contém 45% de álcool por volume.

FRISANTE: vinho espumante, engarrafado durante sua fermentação. O teor alcoólico do espumante deve ser entre 10 e 13% em volume.

GIN: destilado de cereais, aromatizado principalmente com zimbro. Seu teor alcoólico varia entre os 43 e 47º GL.

GRAND MARNIER: licor francês à base de laranjas amargas maceradas em conhaque. Seu teor alcoólico varia entre os 40º GL.

GROG: bebida quente, composta de água, limão, especiarias e bebida alcoólica.

HIDROMEL: fermentação do mel com a água das chuvas. A primeira bebida do nosso mundo.

IRISH: whisky irlandês.

JEREZ: o mesmo que sherry.

KAHLUA - de origem mexicana, é elaborado com a flor de café e "eau de vie", com
graduação de 36ºGL.

KIR: coquetel à base de vinhos ou champanhes com licores, principalmente o de cassis.

KUMMEL: licor feito principalmente à base de cominho, além de outras ervas.

LICOR: bebida doce produzida com álcool, açúcar e ingredientes como frutas, aromatizantes, ervas, etc. O teor alcoólico dos licores tem de ser, no mínimo, 15% para os licores de creme e 20% para os outros.

MANDARINETTO - é elaborada com “eau de vie” e tangerina, de origem italiana é um maravilhoso licor. Possui graduação de 40°GL.

MARASCHINO: licor à base de marascas (cerejas silvestres).

PERRY: espumante feito com pêras.

RUM: Feito de canas frescas trituradas ou do seu melaço, a bebida começou a ser apreciada no século XVII, quando foi divulgada como um poderoso medicamento capaz até de “exorcizar os demônios do corpo”. Conta-se também que seu alto teor alcoólico (de 40 a 75°GL) o fez famoso entre os piratas do século XIX, os encorajando antes dos combates e servindo como moeda de troca de escravos.

RYE: whisky americano feito à base de centeio. Sua graduação alcoólica tem teor de 38 a 54% de álcool etílico.

SAMBUCA: licor italiano à base de amieiro e aromatizado com anis. Comumente tem um teor alcoólico de 42%.

SANGRIA: bebida muito apreciada na península Ibérica, composta de vinho, frutas, açúcar, gelo e soda.

SCOTCH: whisky escocês. Sua graduação alcoólica tem teor de 38 a 54% de álcool etílico em volume.

SHERRY: vinho original da cidade de Jerez de La Frontera, em Andaluzia. É um vinho fortificado, resultante da adição de brandy ao vinho comum. Depois sofre envelhecimento em tonéis de carvalho. O sherry pode ser classificado da seguinte maneira: fino, fino/amontilhado e palo cortado.

SIDRA: fermentado espanhol de maçã.
STEINHAEGER: espécie de gin alemão, cuja principal matéria-prima é o zimbro. Tem um teor alcoólico de 38%.

STREGA: licor italiano à base de ervas. É chamado de "licor de bruxas". Dizem que tem poderes afrodisíacos. É um licor italiano, elaborado com 73 tipos de ervas e possui uma graduação de 38º GL.

TEQUILA: aguardente produzida com a seiva do cacto mescal.  O teor alcoólico é bastante alto, sendo de cerca de 38% de álcool por volume.

TIA MARIA: licor jamaicano à base de café, rum e ervas. Sua fórmula passa de pais para filhos. Possui uma graduação de 34ºGL

TRIPLE SEC: licor seco feito à base de laranjas amargas.

UNDERBERG: bitter de origem alemã, muito usado como digestivo.

VERMUTE: bebida de origem italiana preparada com vinho, mistela (suco de uva não fermentado e aguardente vínica) e extrato de 150 ervas aromáticas.

VINHO PORTO: o mais nobre dos vinhos de sobremesa. Seu processo de fabricação é praticamente igual ao dos vinhos de sua espécie: interrompe-se a fermentação do mosto e acrescenta-se aguardente vínica, obtendo-se, assim, um vinho mais doce. É envelhecido em tonéis de carvalho entre três e trinta anos. Apresentam uma graduação alcoólica que varia de 17 a 22 % em volume.

VINHO MÁLAGA: vinho de sobremesa espanhol, doce e de sabor agradável. Apresentam uma graduação alcoólica que varia de 17 a 22 % em volume.

VINHO MADEIRA: vinho enriquecido produzido na ilha de mesmo nome. Pode ser branco ou tinto, seco ou suave e é produzido a partir da adição de aguardente vínica ao vinho básico. Depois, sofre envelhecimento em tonéis de carvalho. Basicamente, existem os seguintes tipos de Madeira: Sercial, Malvásia, Verdelho e Boal. Apresentam uma graduação alcoólica que varia de 17 a 22 % em volume.

VINHO ST. RAPHAËL: aperitivo de origem francesa levemente adocicado e com ligeiro sabor de pêssego.

VODKA: aguardente destilada de diversas matérias-primas, como: batata (Polônia e Rússia), beterraba (Turquia), cana-de-açúcar (Grã-Bretanha) e cereais (Estados Unidos e Brasil). É uma popular bebida destilada, incolor, quase sem sabor e com um teor alcoólico entre 35 e 60%.

WHISKY: destilado feito a partir do malte. Deve ser envelhecido por, no mínimo, três anos, mas quase todos os seus fabricantes deixam o whisky em seus tonéis entre cinco e trinta anos. Está entre as bebidas com maior teor alcoólico, com cerca de 40% de álcool por volume.

Nenhum comentário:

Postar um comentário