segunda-feira, 27 de junho de 2011

VESTIBULAR UPF

A professora de química Valquíria e o professor Luciano (Alemão) foram os únicos professores a questionar a última questão da prova de química do vestibular de inverno da Universidade de Passo Fundo (UPF), realizado no sábado, dia 25 de junho. O recurso foi aceito e a comissão responsável pelo vestibular anulou a questão por considerar que não havia nenhuma alternativa correta. Este fato, além de demonstrar a qualidade dos professores do curso, ressalta o completo acompanhamento aos alunos durante o processo seletivo do vestibular.

Recurso

Ao analisarmos os valores de raio atômico onde são valores correspondentes e eletronegatividade onde os valores são contrários da eletropositividade nos livros didáticos, tais como, Martha Reis Marques Fonseca, Usberco Salvador e Ricardo Feltre, podemos citar que ELETROPOSITIVIDADE é a capacidade que um átomo possui doar elétrons, em comparação ao seu raio, logo quanto maior o raio mais eletropositivo é o elemento.

ELEMENTOS
ELETRONEGATIVIDADE
RAIO ATOMICO
LÍTIO
0.98 a 1.0
1,52 Angstrom
FERRO
1,83
1,24 Angstrom


Portanto, gostaríamos de fosse revisto a QUESTAO 72 PROVA TIPO A, cujo gabarito esta trazendo alternativa D considerando incorreta a AFIRMAÇÃO I onde fala que a eletropositividade do ferro é menor que a do Lítio.
Também podemos citar a fila de reatividade dos metais e o potencial de oxidação de ambos onde o LÍTIO é mais reativo e tem maior potencial de oxidação que o FERRO logo mais eletropositivo, portanto a afirmativa I estaria correta, logo não tem alternativa.

Sendo assim, gostaríamos de uma explicação plausível sobre esta questão.


Gratos
Professora Valquiria Annes Ferigolo 
Professor Luciano Rafagnin -  Método Medicina/Meta-Pré Vestibular/Unificado

Nenhum comentário:

Postar um comentário