sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Dicas química ENEM


1- Problemas ambientais: Efeito estufa. É importante conhecer os principais gases do efeito estufa, lembrando que tal fenômeno é natural. O seu agravamento, através das atividades humanas, por exemplo na queima de combustíveis fósseis (petróleo, gás natural e carvão mineral), provoca o aumento na temperatura do planeta com consequências para o clima e o relevo global.

- Chuva ácida: Você deve lembrar que esse fenômeno é consequência da queima, principalmente, do enxofre presente como impureza nos combustíveis fósseis.

- Camada de ozônio: Você sabe que a camada de ozônio estratosférica nos protege da emissão de grande parte das radiações ultravioletas vindas do sol? Lembre-se de que os gases CFC’s são os principais responsáveis pela redução na camada de ozônio, aumentando assim a incidência de doenças de pele.



- Meio ambiente: - No ano que vem será realizada no Rio de Janeiro a conferência sobre o clima Rio 20. Nela, serão discutidas novas metas de redução de emissão de gases causadores do efeito estufa, entre outras medidas. Além disso, o Código Florestal, aprovado na Câmara dos Deputados e em discussão no Senado, provoca polêmica com suas propostas de mudança na legislação para crimes ambientais, exploração em áreas de preservação permanente, entre outras. Os dois temas podem ser abordados nos âmbitos da química, da biologia e da geografia. Questões sobre energias limpas, combustíveis renováveis, créditos de carbono e também os ciclos da natureza podem aparecer. É importante conhecer as vantagens e desvantagens do uso da Energia Nuclear, devido à tragédia na Usina de Fukushima.

2 - Conhecimentos  gerais: Leia um pouco sobre reciclagem de alumínio, plásticos biodegradáveis, biocombustíveis (etanol e biodiesel) e fontes alternativas de energia (eólica, solar, etc).

3 - Química Geral: Não se esqueça de fazer exercícios de estequiometria, assunto que não falta em nenhuma prova do Enem. Além disso, é bom lembrar as principais funções inorgânicas (ácidos, bases, sais e óxidos) e algumas reações, como as de neutralização.

4 - Fisico-Química: Não deixe de fazer questões de termoquímica. São comuns aquelas que envolvem reações de combustão com cálculo do calor envolvido na queima de diversos combustíveis (poder calorífico). Outro assunto que merece uma boa revisão são as soluções.

5 - Química Orgânica: Você lembra as principais funções da química orgânica? Estude, já que elas são recorrentes em questões no exame.


6 - Acidente Nuclear: - O terremoto no Japão e a consequente tragédia na usina de Fukushima comoveram o mundo e têm chance de cair no exame. Na parte de Ciências Naturais e suas Tecnologias, a abordagem deve envolver o que provocou o acidente e as medidas tomadas para minimizar a tragédia, assim como os efeitos da radiação e a contaminação da água e do solo. Até mesmo em história o assunto pode estar presente, principalmente relacionado à Segunda Guerra Mundial, durante a qual os Estados Unidos jogaram duas bombas atômicas nas cidades de Hiroshima e Nagasaki, e ao poder de recuperação japonês após os ataques.

7 - Ano da Química - Em 2011 são comemorados o Ano Internacional da Química, os 100 anos de Marie Curie, pioneira nas pesquisas sobre radioatividade (primeira mulher a receber premio nobel de química), e também os 100 anos do modelo atômico de Rutherford.


se você tem uma chance, torne-a realidade by  Real Steel

Nenhum comentário:

Postar um comentário