sábado, 12 de janeiro de 2013

Modelos Atômicos: Bohr (1913)


Para entender o modelo atômico de Bohr é essencial entender um pouco de ondas eletromagnéticas. Pra quem não leu, aqui está o resumo deste assunto:

Em 1905, Einstein descobriu o fóton, que é a menor quantidades de energia trasportada pela onda eletromagnética, uma partícula sem massa. E descobriu assim que a energia de uma determinada onda eletromagnética é dada pela equação: E= h. f ; onde h é a constante de Planck ( 6,6. 10^-34 J/s) e f é a frequência da onda.
Bohr montou seu modelo atômico baseado no átomo de hidrogênio, e analisando as descobertas anteriores postulou que:
  1. A eletrosfera é dividida em níveis de energia (camadas) que possuem raio e energia definidos.
  2. Os elétrons se encontram nos níveis com a mesma energia que estes possuem
  3. Para transitar entre os níveis, o elétron precisa absorver ou liberar a quantidade de energia referente a diferença de energia entre os níveis.
Átomo de Bohr (hidrogênio). Associado ao sistema solar
Ou seja, para Bohr o elétron orbitava em uma das camadas (representadas acima). A camada mais energética é a mais externa, já que sofre menos influência das cargas positivas do núcleo. Quando o elétron é excitado por radiação, por exemplo,  absorve energia e forma de fótons, porém para que este mude de camada, o fóton deve conter exatamente a diferença de energia entre os níveis, quando isso ocorre o elétron muda de camada. Se a energia do fóton for suficiente, o elétron pode inclusive deixar o átomo.
Quando o elétron está em uma camada mais externa do que a sua original, ele se encontra mais energético, portanto mais instável, e buscando estabilidade, este retorna ao seu nível original, liberando a energia absorvida em forma de ondas luminosas.
A energia absorvida e a onda liberada variam de acordo com o nível e com o elemento.
Se a energia de uma onda é definida por E= h. f , e a energia da onda liberada com o retorno do elétron ao seu nível energético inicial é igual a diferença de energia dos níveis, então a diferença de energia dos níveis= h.f( da onda liberada).
Com Bohr se baseou apenas no átomo de hidrogênio, seu modelo atômico não explica os espectros luminosos de outros elementos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário