terça-feira, 22 de novembro de 2011

Revisão Teórica para UFRGS - III


Ácido clorídrico HCl


Normalmente fornecido como solução aquosa de cloreto de hidrogênio (HCl). Líquido de cor levemente amarelada, de odor forte e irritante. É corrosivo, perigoso. Não pode ser inalado ou ter contato com a pele e olhos.
Produzido pela queima de hidrogênio e cloro gasosos em câmara de grafite, produzindo o cloreto de hidrogênio gasoso (H2 + Cl2
à 2HCl). É submetido a um resfriamento e recebe adição de água, resultando a solução aquosa.
Usado na ativação de poços de petróleo, produção de plásticos e corantes, redução de minérios, processamento de alimentos, limpeza de metais, regeneração de resinas para desmineralização de água, produção de outros compostos, etc.
Massa específica: 1200 kg/m3 (líquido). Ponto de fusão: -114ºC. Ponto de ebulição: -85ºC. Solubilidade: 70 g em 100 g de água.

Ácido fluorídrico HF


Ácido forte, altamente corrosivo, solúvel em água. Muito perigoso para a vida humana: a contaminação pode ser inicialmente imperceptível e os sintomas aparecerem horas depois, devido à reação com o cálcio dos ossos. Contato com cerca de 10% do corpo pode ser fatal, mesmo com tratamento imediato.
Produzido pela reação do mineral fluorita (fluoreto de cálcio) com ácido sulfúrico concentrado:
CaF2 + H2SO4 à2HF + CaSO4. Essa reação resulta em uma mistura de vapores e o ácido fluorídrico é separado por destilação.
O ácido fluorídrico tem a capacidade de dissolver óxidos e, por isso, é usado para gravação em vidros, remoção de óxidos de silício na indústria de semicondutores, remoção de impurezas de óxidos em ácidos inoxidáveis, etc. Também usado na produção de compostos de flúor, como teflon e gases refrigerantes. Flúor gasoso é produzido pela eletrólise do ácido fluorídrico com bifluoreto de potássio.
Massa específica: 970 kg/m3 (líquido). Ponto de fusão: -83ºC. Ponto de ebulição: 19,5ºC.

Ácido nítrico HNO3

Líquido incolor, corrosivo e tóxico, podendo provocar graves queimaduras. Forma um azeótropo (mistura que tem único ponto de ebulição) com água na proporção de 68% de ácido e 32% de água. Na temperatura ambiente, emite fumaça vermelha ou branca. Com terebintina, reage de foram violenta e explosiva.
Uma mistura, na proporção de 3:1, de ácido clorídrico a 35% e ácido nítrico a 65% forma a água-régia, um dos poucos reagentes capazes de dissolver ouro e platina.
Algumas aplicações: reagente de laboratório. Produção de fertilizantes como nitrato de amônia. Produção de explosivos como a nitroglicerina. Também em metalurgia e refino de metais pois reage com a maioria dos mesmos.
Pode ser produzido pelo processo Oswald a seguir descrito.
Amônia é oxidada a cerca de 900ºC na presença de catalisador de platina-ródio para obter monóxido de nitrogênio: 4NH3(g) + 5O2(g) à  4NO(g) + 6H2O. O monóxido de nitrogênio reage com oxigênio, produzindo o dióxido: 2NO(g) + O2(g) à 2NO2(g). E este reage com água e oxigênio para produzir o ácido: 4NO2(g) + 2H2O(l) + O2 à 4HNO3(l).
Comercialmente, soluções são fornecidas em concentrações de 52 a 68% de ácido. Se a solução tem mais de 86% de ácido, é chamada ácido nítrico fumegante, que pode ser branco ou vermelho, este último devido à presença residual do dióxido de nitrogênio.
Massa específica: 1500 kg/m3. Ponto de fusão: -42ºC. Ponto de ebulição: 83ºC.

Ácido sulfúrico H2SO4

Líquido claro, incolor, inodoro, não inflamável. Tem consistência oleosa e é muito higroscópico.
É um ácido forte que se mistura com água em qualquer proporção. Na mistura uma grande quantidade de calor é produzida, podendo espalhar produto. Por isso deve ser adicionado lentamente à água, com monitoração da temperatura. Tem efeito desidratante e carbonizante em muitas substâncias orgânicas. É extremamente corrosivo e o contato com a pele causa graves queimaduras.
Ácido sulfúrico congelado foi descoberto no satélite natural Europa, de Júpiter.
Freqüentemente é preparado como subproduto de mineração. Muitos minerais são sulfetos e o aquecimento do minério libera o enxofre em forma de dióxido (gás). Este é lavado com água, resfriado, limpo, seco. Passa por um conversor catalítico que o combina com água para formar o ácido: SO2 + (O) à SO3 e SO3 + H2O à H2SO4.
Pode ser usado para quimicamente remover água de muitas substâncias. Por exemplo: se derramado sobre açúcar (C11H22O11), remove as 11 moléculas de água e o resultado é uma massa escura de carbono.
Pode ser usado para preparar outros ácidos:
H2SO4 + NaCl à HCl + NaHSO4
H2SO4 + CaF2 à 2HF + CaSO4
H2SO4 + 2NaI à 2HI + Na2SO4
Dióxido ou trióxido de enxofre é liberado na atmosfera pela queima de combustíveis com enxofre, formando ácido sulfúrico pela combinação com a água. É a chamada chuva ácida que ataca pedras calcárias pela dissolução do carbonato:
 CaCO3 + H2SO4 à CaSO4 + H2O + CO2.
Uma das maiores aplicações é na produção de fertilizantes (fosfatos, sulfato de amônia). Também na produção de produtos orgânicos, refino de petróleo, tintas e pigmentos, decapagem de metais, plásticos, explosivos, etc. Bateria automotiva é um dos poucos produtos de consumo que contêm o ácido.
Algumas propriedades do ácido quimicamente puro (98%): massa específica a 20ºC 1840 kg/m3, ponto de fusão 5ºC, ponto de ebulição a 1 atm 335ºC, viscosidade a 20ºC 24 MPa s.

Amônia NH3

Em condições normais de temperatura e pressão, amônia é um gás de odor irritante. É bastante solúvel em água: um volume de água a 0ºC pode absorver até 1148 volumes de amônia. É tóxica. Tanto o gás quanto a solução não podem ser inalados ou ingeridos ou ter contato com pele e olhos.
A solução aquosa tem caráter básico e é um fraco eletrólito. O gás pode ser removido por ebulição.
Tem a característica de reagir com ácidos para formar sais de amônia, que contêm o radical NH4.
O gás é facilmente liquefeito e normalmente é transportado em recipientes em forma liquefeita pela sua própria pressão de vapor (786 kPa).
É produzida principalmente pelo processo Haber, que consiste na reação direta dos elementos sob altas pressões e temperaturas (200 atm, 450ºC) na presença de um catalizador:
N2(g) + 3H2(g) ® 2NH3(g).
É o gás de maior poder refrigerante e, por isso, é usada em instalações de grande porte. Além da toxidade, pode formar uma mistura explosiva com o ar. Tais fatores impedem o uso em geladeiras domésticas e comerciais.
A maior aplicação da amônia e compostos (nitrato, uréia) é como fertilizante. E em muitos outros usos como: desfolhante para plantio, agente anti-fungo e de conservação para certos grãos. Tratamento térmico de metais (nitretação e outros). Produção de ácido nítrico e de alguns álcalis como soda. Produtos farmacêuticos, vitaminas, cosméticos. Fibras sintéticas (nylon, rayon, acrílicos). Plásticos como fenóis e poliuretano. Na indústria do petróleo para neutralizar ácidos no óleo cru. Mineração de cobre, níquel, molibdênio. Na indústria de couro como agente de cura. Na produção de borracha para estabilização do látex sintético ou natural. Na produção de papel. indústrias de alimentos e bebidas usam amônia como fonte de nitrogênio para microorganismos de fermentos. Como agente revelador em alguns processos fotográficos. Soluções fracas de amônia são usadas em produtos de limpeza doméstica, etc.
Massa específica: 8000 kg/m3 (líquido). Ponto de fusão: -78ºC. Ponto de ebulição: -33ºC. Solubilidade: 46 g em 100 g de água.

Bicarbonato de sódio NaHCO3
Sólido branco, disponível na forma anidra ou cristalina. É encontrado em águas minerais e pode ser produzido artificialmente.
Reage com ácidos, produzindo dióxido de carbono e água: NaHCO3 + HCl à NaCl + H2O + CO2.
A forma anidra pode ser usada para absorver umidade e odores. Usado como antiácido no tratamento da indigestão. Também como fermento para massas. As primeiras bebidas de soda foram produzidas pela adição de bicarbonato de sódio na limonada. A reação com o ácido cítrico do limão produz o gás carbônico.
Massa específica: 2200 kg/m3. Ponto de fusão: 270ºC (decompõe). Solubilidade: 10,3 g em 100 g de água.

Borato de sódio decaidratado Na2B4O7.10H2O
Também conhecido por bórax, é um sólido branco, cristalino, facilmente solúvel em água. Exposto ao ar, perde a água de hidratação e se torna um sólido parecido com giz.
É encontrado naturalmente em depósitos formados sucessivas evaporações de águas. Também pode ser produzido a partir de outros compostos de boro.
Principais aplicações: desinfetantes e pesticidas, produção de sabões e detergentes, abrandamento de água, produção de vidros e esmaltes.
Massa específica: 1700 kg/m3. Ponto de fusão: 75ºC (decompõe). Solubilidade: 55 g em 100 g de água.

Brometo de lítio LiBr
Sólido cristalino branco, de sabor amargo, facilmente solúvel em água. Solúvel também em álcool e glicol.
É altamente higroscópico e, por isso, usado em equipamentos industriais de secagem. A solução aquosa é usada como absorvente em equipamentos de refrigeração por absorção. Empregado também como sedativo em medicina, na fabricação de medicamentos, como fluxo para soldas, etc.
Massa específica: 3464 kg/m3. Ponto de fusão: 547ºC. Ponto de ebulição: 1265ºC.

Carbonato de cálcio CaCO3
Encontrado em uma variedade de rochas calcárias, conchas, mármores, ardósia, quartzito, etc. Os minerais podem ter outros elementos (magnésio, ferro, manganês, etc), que afetam o aspecto, dureza e outras propriedades.
Produzido em  forma de pó pela quebra, trituração, precipitação do minério. Disponível em forma de pó branco com vários graus de pureza, de acordo com o uso (industrial, alimentício, farmacêutico, etc).
Aplicações típicas: produção de plásticos, borracha, tintas, vidros, papéis, adesivos, produtos para construção. Medicamentos, cremes dentais. Correção da acidez em tratamento de água e solos para plantio. Aditivo para alimentos. Produção de aços e metais não ferrosos. Revestimentos de eletrodos para solda.
Massa específica: 2700 kg/m3. Ponto de fusão: 1339ºC (sob alta pressão). Ponto de ebulição: 899ºC (decompõe). Solubilidade: 0,0013 g em 100 g de água. Índice de refração: 1,6. Calor específico: 795 J/(kg ºC). Estrutura cristalina: hexagonal.

Carbonato de potássio K2CO3
Na forma impura, é também chamado potassa do comércio. Pó ou granulado branco, solúvel em água e insolúvel em álcool.
Algumas aplicações: manufatura de vidros e cerâmicas, explosivos, fertilizantes, preparo de lã, esmaltes, produção de sabão.
Preparado pela reação do dióxido de carbono com cloreto de potássio e óxido de magnésio ou processos eletrolíticos.
Massa específica: 2290 kg/m3. Ponto de fusão: 891ºC.

Carbonato de sódio Na2CO3 (soda)
Composto cristalino sólido, branco, de sabor alcalino. Encontrado em depósitos minerais formados pela evaporação da água. O mineral natro (mistura de carbonato e bicarbonato de sódio) era removido do leito de lagos secos pelos antigo egípcios para preparar múmias.
Usado para fabricar vidros, na indústria de papel, tratamento de água, detergentes, produção de fosfato e silicato de sódio. Também como agente alcalino em outros processos químicos.
Pode ser produzido artificialmente pelo processo Solvay, que usa uma torre onde carbonato de cálcio é aquecido na parte inferior: CaCO3 à CaO + CO2. Na parte superior são adicionados solução de cloreto de sódio e amônia:
NaCl + NH3 + CO2 + H2O à NaHCO3 + NH4Cl. O bicarbonato de sódio é aquecido para produzir o carbonato:
2NaHCO3 à Na2CO3 + H2O + CO2.E a amônia é regenerada pelas reações:
CaO + H2O à Ca(OH)2                                        Ca(OH)2 + 2NH4Cl à CaCl2 + 2NH3 + 2H2O.
Massa específica: 2500 kg/m3. Ponto de fusão: 851ºC. Solubilidade: 10,9 g em 100 g de água.

Cianeto de hidrogênio HCN
Líquido incolor, de baixo ponto de ebulição, altamente venenoso. Uma concentração de 300 ppm no ar mata uma pessoa em poucos minutos. É um ácido fraco que, em solução aquosa, libera o íon CN-. Esta solução é chamada ácido cianídrico ou ácido prússico.
Algumas aplicações: tratamento térmico de aços. Produção de explosivos, resinas acrílicas e outros compostos orgânicos.
Pode ser produzido pela reação de um cianeto com um ácido forte ou pela reação da amônia com monóxido de carbono.
Massa específica: 700 kg/m3. Ponto de fusão: -13ºC. Ponto de ebulição: 26ºC.

Clorato de potássio KClO3
Sólido cristalino branco, sabor salgado, solúvel em água, estável em condições usuais, moderadamente solúvel em álcool etílico.
É um poderoso oxidante. Usado na produção de fósforos e explosivos, como branqueador para papéis, como desfolhante e exterminador de ervas daninhas.
Uma mistura de clorato de potássio e açúcar é um explosivo de moderada velocidade de reação e pode ser usada em pequenos foguetes (mas cuidado. O trabalho com explosivos requer local e meios de segurança e proteção adequados. Não faça isso de forma irresponsável).
Massa específica: 2320 kg/m3. Ponto de fusão: 356ºC. Ponto de ebulição: 400ºC (decompõe).

Cloreto de amônia NH4Cl
Sólido higroscópico, de aspecto incolor a branco, inodoro. Comercialmente produzido pela reação da amônia com cloreto de hidrogênio. Também encontrado na natureza, em regiões vulcânicas.
Algumas aplicações: eletrólitos de pilhas secas, agente de fixação para revestimentos com zinco, fluxo de solda (para remover camada de óxido dos metais a soldar), fertilizante para cultura de arroz, em colas para compensados de madeira, alguns cosméticos como xampus, medicamentos expectorantes, suplemento alimentar para gado, produção de fermento.
Massa específica: 1530 kg/m3. Temperatura de fusão: 328ºC. Temperatura de ebulição: 520ºC. Solubilidade: 29,7 g em 100 g de água.

Cloreto de prata AgCl
Disponível na forma de sólido cristalino branco. É fotossensível. A cor muda para verde-azulado escuro depois de prolongada exposição à luz. É insolúvel em água, mas pode ser dissolvido em soluções de amônia, cianeto de potássio e tiocianato de sódio.
Aplicações: filmes e chapas fotográficas, eletrodos para medidores de pH.

Massa específica: 5590 kg/m3. Ponto de fusão: 455ºC. Módulo de elasticidade: 20 GPa. Coeficiente de Poison: 0,4. Coeficiente de expansão térmica a 20ºC: 3,1 10-5. Constante dielétrica: 12,3 a 1 MHz. Índice de refração: 1,98 a 10 µm, 2,02 a 20 µm.

Cloreto de sódio NaCl
Comumente conhecido por sal de cozinha, é o principal responsável pela salinidade da água do mar. Existe também em líquidos extracelulares de muitos organismos vivos. É substância essencial para a vida humana.
Produzido pela evaporação da água do mar ou extraído de algumas minas.
Uma solução de 0,9% de cloreto de sódio em água é chamada solução fisiológica porque tem a mesma pressão osmótica do plasma sanguíneo. É usada para prevenir ou tratar desidratação.
A culinária é sua principal aplicação. Também usado para remover neve. Muitos microorganismos não resistem à sua presença e por isso é usado para conservar alguns alimentos.
Massa específica: 2200 kg/m3. Ponto de fusão: 801ºC. Ponto de ebulição: 1465ºC. Estrutura cristalina: cúbica de face centrada. Solubilidade: 35,9 g em 100 g de água.

Cloreto férrico FeCl3
Normalmente fornecido em forma de solução. Líquido de aspecto cinza escuro a marrom.
Algumas aplicações: agente floculante para tratamento de água. Desinfetante. Gravação de metais (exemplo: confecção de placa de circuito impresso).
Para solução 40%: massa específica 1430 kg/m3. Ponto de ebulição 230ºC.

Dióxido de carbono CO2
No estado mais comum, é um gás incolor e inodoro, presente na atmosfera em pequenas proporções (cerca de 0,03%). O ar exalado da respiração contém cerca de 4%. É formado naturalmente pela combustão e processos orgânicos (respiração, decomposição, fermentação, digestão). Grandes quantidades são produzidas em processos industriais.
Comercialmente é produzido pela separação e purificação de gases ricos em CO2 gerados por processos industriais (indústrias de hidrogênio, amônia, processos de fermentação). Usualmente fornecido em cilindros sob moderada pressão (20 bar) ou como gelo seco.
O gelo seco é formado por um processo de auto-resfriamento, através da despressurizarão brusca do líquido ou gás. Tem capacidade de resfriamento cerca de 2 vezes a do gelo comum.
Não queima, não alimenta combustão. Ar com 10% de CO2 apaga chama. Pode ser perigoso se respirado com concentrações maiores. Isso pode ocorrer em silos, poços e outros locais. O aumento da sua concentração na atmosfera é responsável pela elevação contínua da temperatura média do planeta, segundo estudos e pesquisas (o chamado "efeito estufa").
Usado em extintores de incêndio, soldas industriais (atmosfera protetora), produção de metanol e uréia, extração de petróleo, produção de borrachas e plásticos, resfriamento e transporte de alimentos, propelente para aerossóis, etc.
Ponto de ebulição a 1 atm: -78,5ºC. Calor de vaporização: 571,3 kJ/kg. Ponto tríplice: -56,6ºC 517,3 kPa abs. Ponto crítico: 31,1ºC 7382 kPa abs 468 kg/m3.
Para o gás a 0ºC e 1 atm: massa específica 1,9769 kg/m3, densidade em relação ao ar 1,539, calor específico 0,85 kJ/(kg ºC).
Para o líquido a 1 atm: densidade em relação à água 1,18.

Dióxido de silício SiO2 (sílica)
É um dos óxidos mais abundantes na crosta terrestre. Ocorre na forma de pedra, areia, quartzo, etc.
Sílica fundida é produzida em fornos de arco, de plasma ou outros tipos. Pode ter pureza de até 99,9% SiO2. Usada principalmente na indústria eletrônica.
É matéria-prima básica para a produção de vidro. Misturada com cal e carbonato sódio produz os vidros comuns para janelas, garrafas, lâmpadas, etc (a maior parte dos vidros planos são fabricados pela deposição em uma cuba com estanho fundido sob atmosfera controlada). Com óxido de boro produz vidros resistentes a altas temperaturas e choques térmicos, muitas vezes conhecidos pelo nome comercial pirex. A sílica fundida de alta pureza pode por si ser usada para vidros de alta resistência térmica e mecânica (usados em naves espaciais).
A areia é extensivamente usada como agregado na construção civil. Também na indústria de fundição, refratários, etc.
O quartzo tem propriedades piezelétricas e, por isso, bastante empregado em componentes eletrônicos que fazem uso deste fenômeno.
Algumas propriedades do quartzo: massa específica 2650 kg/m3, ponto de fusão 1830ºC, condutividade térmica 1,3 W/(m K), coeficiente de expansão térmica 1,23 10-5 1/K, resistência à compressão 2070 MPa, coeficiente de Poison 0,17, módulo de elasticidade 70 MPa, resistividade 1012 a 1016 ohm m, permissividade 3,8 a 5,4, capacidade dielétrica 15 a 25 kV/mm.
Algumas propriedades da sílica fundida: massa específica 2200 kg/m3, ponto de fusão 1830ºC, condutividade térmica 1,4 W/(m K), coeficiente de expansão térmica 0,04 10-5 1/K, calor específico 740 J/(kg K), resistência à compressão 700 a 1400 MPa, coeficiente de Poison 0,165, módulo de elasticidade 73 MPa, resistividade >1018 ohm m, permissividade 3,8, capacidade dielétrica 15 a 40 kV/mm.

Hidróxido de cálcio Ca(OH)2
Sólido branco, inodoro. Produzido pela reação do óxido de cálcio com água. Algumas vezes chamado de cal extinta ou cal hidratada. É decomposto pelo aquecimento, resultando o óxido. A solução aquosa é uma base relativamente forte e reage violentamente com ácidos. Reage também com o dióxido de carbono para formar o carbonato de cálcio, podendo ser usado para detectar a presença do dióxido de carbono em uma mistura de gases.
Algumas aplicações: em medicina para tratar queimaduras com ácidos e como antiácido. Argamassas, tintas e asfaltos para construção civil. Refino de açúcar. Correção de acidez de solos. Tratamento de água e de efluentes. Aditivo para vários processos químicos.
Massa específica: 2240 kg/m3. Temperatura de fusão: 580ºC. Solubilidade: 0,185 g em 100 g de água.

Hidróxido de magnésio Mg(OH)2
Pó branco, levemente solúvel em água. O composto libera seus 31% de água se aquecido acima de 325ºC. Isso provoca o resfriamento e age como uma barreira contra o oxigênio, impedindo ou retardando a combustão. A ação do vapor d'água nos gases de combustão também produz o efeito de redução de fumaça.
Usado no refino de açúcar, na preparação de magnésio metálico, na indústria de celulose. Também como aditivo retardante de chama e supressor de fumaça para plásticos e espumas. Na medicina, em forma de suspensão (leite de magnésia), como antiácido e laxante.
Encontrado naturalmente no mineral brucita ou preparado pela reação do sulfato ou cloreto de magnésio com hidróxido de sódio.
Massa específica: 2360 kg/m3. Ponto de fusão: 350ºC (decompõe). pH: 9,5-10,5 (suspensão aquosa).

Hidróxido de sódio NaOH
Sólido incolor a branco, que absorve umidade do ar. Não é combustível. O contato com a água pode gerar calor suficiente para provocar ignição de materiais combustíveis.
Também conhecido por soda cáustica, é uma base forte, usada na fabricação de papéis, têxteis, sabões e detergentes, etc.
Tem uso doméstico para desobstruir tubulações. Mas é perigoso, podendo causar queimaduras ou cegueira. Deve ser manuseado com cuidados e proteções.
É preparado pela eletrólise de solução aquosa de cloreto de sódio, ou seja, um subproduto da produção de cloro. Em outras épocas, era produzido de forma impura pela reação da cinza de madeira com água por longo período (para fabricar sabão).
Massa específica: 2100 kg/m3. Ponto de fusão: 318ºC. Ponto de ebulição: 1390ºC. Solubilidade: 111% em água a 20ºC.

Hipoclorito de sódio NaClO
Normalmente fornecido em solução aquosa, em geral 12% de concentração. Líquido de aparência clara a amarelada, com odor de cloro. Não inflamável. É lentamente decomposto pelo contato com o ar, liberando o cloro gasoso.
É um poderoso oxidante e desinfetante, usado para branquear papéis e têxteis, tratamento de água, produção de outros compostos, etc. Tem uso doméstico para limpeza e desinfecção.
É corrosivo e causa danos à pelo e aos olhos. Deve ser manuseado com cuidado.
Preparado pela reação da soda cáustica diluída com cloro gasoso, acompanhada de resfriamento:
Cl2 + 2NaOH à NaClO + NaCl + H2O + calor
Propriedades a 12%: Massa específica 1165 kg/m3, ponto de ebulição 101ºC, pH 12 a 13.

 
Monóxido de carbono CO
Gás incolor, inodoro, inflamável e altamente tóxico. A toxicidade se deve à afinidade com os átomos de ferro da hemoglobina, fazendo-a incapaz de liberar oxigênio. Dependendo do nível de intoxicação, provoca inconsciência, danos cerebrais e a morte.
A combustão incompleta de hidrocarbonetos produz monóxido de carbono. Motores de automóveis o emitem porque a velocidade do processo não permite uma queima total da mistura e por outros fatores. Assim, funcionar motores em garagens fechadas é uma prática perigosa.
No século 19, foi usado como gás para iluminação e aquecimento. Era produzido pela passagem de vapor d'água sobre carvão em brasa, resultando numa mistura de monóxido de carbono e hidrogênio.
Atualmente, junto com hidrogênio, é produzido em larga escala pela indústria, em processamentos de hidrocarbonetos.
Algumas aplicações: produção de compostos intermediários, como ácido acético, isocianatos, ácido fórmico, policarbonatos, poliuretanas, etc.
O níquel se combina com o monóxido de carbono para formar a tetracarbonila, Ni(CO)4. É um líquido volátil, incolor, tóxico. Com moderado aquecimento, é decomposto em níquel e monóxido de carbono. Isso é a base do processo Mond para purificar níquel.
Massa específica: 788,6 kg/m3 (líquido a 1 atm e no ponto de ebulição), 1,184 kg/m3 (gás a 1 atm e 15ºC). Temperatura de ebulição a 1 atm: -191,6 ºC. Temperatura e pressão críticas: -140,3ºC e 34,987 bar. Temperatura e pressão do ponto tríplice: -205,1ºC e 0,1535 bar. Calor específico a pressão constante (1 atm e 15,6ºC): 0,029 kJ/(mol K). Calor específico a volume constante (1 atm e 15,6ºC): 0,02 kJ/(mol K). Viscosidade a 1 atm e 0ºC: 0,0001662 Poise. Condutividade térmica a 1 atm e 0ºC: 23,027 mW/(m K). Solubilidade em água a 1 atm e 0ºC: 0,0035 m3 em 1 m3 de água. Temperatura de auto-ignição: 605ºC.

Nitrato de cálcio tetraidratado Ca(NO3)2.4H2O
Sólido cristalino branco, instável, solúvel em água.
Usado como fertilizante nitrogenado, inibidor de corrosão para óleo diesel. Também em explosivos.
Preparado pela reação do ácido nítrico com carbonato de cálcio. A forma anidra é obtida pelo aquecimento.
Massa específica: 1860 kg/m3. Ponto de fusão: 44ºC. Ponto de ebulição: 132ºC. Solubilidade: 121 g em 100 g de água.

Nitrato de chumbo II Pb(NO3)2
Sólido em forma de cristais transparentes ou pó branco, altamente tóxico e cancerígeno, poderoso oxidante. A reação com iodeto de potássio produz o iodeto de chumbo, substância de cor amarela brilhante.
Usado na fabricação de fósforos e explosivos. Também como oxidante em tinturaria.
Massa específica: 4500 kg/m3. Ponto de fusão: 470ºC (decompõe). Solubilidade: 60 g em 100 g de água.

Nitrato de potássio KNO3
Sólido branco em forma de pó ou transparente em forma de cristais. Inodoro. Comercialmente produzido pela reação do cloreto de potássio com nitrato de sódio.
Algumas aplicações: pólvora para armas e explosivos. Algumas vezes, em medicina como diurético. Fertilizantes. Conservação de alimentos. Vidros de alta qualidade ótica e resistência mecânica.
Massa específica: 2110 kg/m3. Temperatura de fusão: 334ºC. Decompõe a 400ºC.

Nitrato de prata AgNO3
Sólido cristalino branco, corrosivo e bastante tóxico. Mas a solução fraca (cerca de 1%) pode ser usada como anti-séptico quase sem efeitos colaterais.
A sua principal aplicação está na fotografia. Finamente granulado, o composto em solução gelatinosa é aplicado entre filmes de acetato ou poliéster. Ao atingirem moléculas de nitrato de prata, fótons de luz, raios-X e outras radiações liberam elétrons dos íons de prata. Esses elétrons se fixam em determinadas imperfeições da estrutura cristalina e aparentemente atraem os íons positivos de prata, que se neutralizam, formando grupos de átomos estáveis de prata. Isso cria uma imagem latente, que é exibida no processo de revelação.
Além da fotografia e medicina, é usado na fabricação de espelhos, tintas indeléveis, eletrodeposição de prata e outros processos.
Pode ser obtido pela reação da prata com ácido nítrico.
Massa específica: 4352 kg/m3. Ponto de fusão: 212ºC. Ponto de ebulição: 440ºC (decompõe). Solubilidade: 245 g em 100 g de água.

Nitrato de sódio NaNO3
Composto cristalino inodoro e incolor. Tem semelhança com o nitrato de potássio, inclusive no comportamento químico. Solúvel em água, álcool e amônia líquida.
Algumas aplicações: fabricação de nitrato de potássio, fertilizantes, explosivos. Também usado em algumas carnes enlatadas para preservar a cor.
Encontrado na natureza, sendo esta sua principal fonte comercial. Os maiores depósitos naturais estão no Chile, Peru, Argentina e Bolívia. Por isso, também chamado salitre do Chile.
Massa específica: 2300 kg/m3. Ponto de fusão: 307ºC. Ponto de ebulição: 380ºC (decompõe). solubilidade: 92 g em 100 g de água.

Óxido de alumínio Al2O3 (alumina)
Encontrado na natureza na bauxita e na criolita. Também em pedras como topázio, ametista, esmeralda, rubi, safira.
Comercialmente produzido pelo processo Bayer (ver elemento Alumínio na página da Tabela Periódica para um resumo).
É um dos materiais refratários mais versáteis e tem extensa gama de aplicações: refratários para altas temperaturas, implantes ortopédicos, selos para bombas e registros, abrasivos industriais, meios de moagem, peças para microondas, isolantes elétricos, etc.
As propriedades variam de acordo com o grau de pureza. Por isso, algumas são dadas em faixas. Massa específica: 3500-3900 kg/m3. Ponto de fusão: 2015 ºC. Coeficiente de expansão térmica 20-1000ºC: 0,70-0,83 10-5. Constante dielétrica: 8,5-9,5. Índice de refração: 1,765. Calor específico: 850-920 J/(kg K). Resistividade elétrica: > 1014 ohm cm. Dureza Vickers: 1500. Módulo de ruptura: 250-400 MPa. Resistência à compressão: 1800-2600 MPa.

Óxido de cálcio CaO
Sólido branco, alcalino, cristalino. Usualmente conhecido pelo nome cal, é produzido pelo aquecimento do carbonato de cálcio (CaCO3) a cerca de 500ºC, o que provoca a separação do dióxido de carbono. É uma das reações químicas mais antigas que se conhece.
Em geral, o produto comercial não é puro. Pode conter outros óxidos como de magnésio, silício, alumínio, ferro.
Tem uma variedade de aplicações: argamassas para construção civil, tintas, agricultura (para corrigir acidez de solos), tratamento de água (também para reduzir acidez), tratamento de efluentes, tratamento de gases para remover enxofre, produção de aço, alumínio e outros metais (para remover impurezas), produção de vidros e cerâmicas, purificação de ácido cítrico, produtos farmacêuticos, etc.
Massa específica: 3300 kg/m3. Temperatura de fusão: 2927ºC. Temperatura de ebulição: 3500ºC.

Óxido de chumbo II PbO
Sólido cristalino, de cor vermelha a amarela, insolúvel em água. Reage violentamente com pó de alumínio. Fumaças tóxicas são formadas pelo aquecimento. É perigosamente venenoso. A contaminação pode ocorrer por inalação ou por ingestão. Pelas suas aplicações, óxidos de chumbo têm sido usados há muito tempo, desde os antigos romanos.
Algumas aplicações: vidros (cristais domésticos podem conter 24-28% de PbO para maior transparência e maior peso. Em vidros de cinescópios para absorver radiação. Em fibras óticas para maior índice de refração. Vidros para proteção de raios-X e outros especiais). Baterias automotivas e estacionárias. Como aditivo para PVC (melhorar resistência térmica, elétrica e contra radiação ultravioleta). Pigmentos para tintas (em desuso devido ao perigo mas ainda encontra aplicação por ser um ótimo inibidor de corrosão). Em cerâmicas e esmaltes, para melhores resistências térmica e contra desgaste.
Massa específica: 9500 kg/m3. Ponto de fusão: 888ºC. Ponto de ebulição: 1470ºC.

Óxido de enxofre IV SO2
Gás incolor, irritante e de odor desagradável.
Usado como conservante para alimentos, em especial bebidas alcólicas.
Emitido naturalmente por vulcões e gerado em vários processos industriais. Carvão e petróleo de baixa qualidade contêm compostos de enxofre e geram SO2 na queima. Na atmosfera, o gás reage com a água para formar ácido sulfuroso, H2SO3. E o ácido sulfuroso se combina com o oxigênio para formar ácido sulfúrico. É a chamada chuva ácida, que tem sido apontada como responsável pelo declínio da população de peixes em vários lagos e outros efeitos.
Massa específica (líquido): 1400 kg/m3. Ponto de fusão: -75ºC. Ponto de ebulição: -10ºC. Solubilidade: 9,4 g em 100 g de água.

Óxido de manganês IV MnO2
Pó de cor preta a marrom escuro, inodoro, insolúvel em água, estável em condições usuais.
Algumas aplicações: oxidante químico em processos orgânicos. Material do catodo de pilhas secas.
Massa específica: 5000 kg/m3. Temperatura de fusão: 1539ºC. pH: 9-10 (suspensão aquosa).

Óxido de titânio IV TiO2
Também chamado de titânia, é um sólido cristalino branco, de estrutura tetragonal, insolúvel em água, não tóxico e quimicamente bastante estável.
Algumas aplicações: a mais importante é como pigmento, para dar cor branca e opacidade a tintas, esmaltes, plásticos, papéis, fibras, alimentos, cosméticos. É o pigmento branco mais usado. Também como material fotossensível em células fotovoltaicas. A resistividade varia com o teor de oxigênio da atmosfera e, por isso, pode ser usado em sensores de oxigênio.
De forma impura, é encontrado no mineral rutílio. Também produzido a partir do mineral ilmenita titanato ferroso, TiFeO3).
Massa específica: 3900 kg/m3. Temperatura de fusão: 1830-1850ºC. Temperatura de ebulição: 2500-3000ºC. Resistividade a 25ºC: 1012 ohm cm. Rigidez dielétrica: 4 kV/mm. Constante dielétrica: 85. Coeficiente de expansão térmica a 1000ºC: 0,9 10-5. Condutividade térmica a 25ºC: 11,7 W m / ºC.

Óxido de zinco ZnO
Encontrado naturalmente no mineral chamado zincita. Insolúvel em água e solúvel em ácidos e bases.
Apresenta propriedades piezelétricas e sensibilidade à luz.
Algumas aplicações: pigmentos para tintas, aditivo para esmaltes para prevenir trincas, aditivo para borrachas e plásticos (exemplo: pneus para serviços pesados, para aumentar condutividade térmica e resistência mecânica), varistores, protetores solares (devido à capacidade de absorver radiação ultravioleta), farmácia e odontologia (pomadas, etc), ferritas.
Massa específica: 5610 kg/m3. Temperatura de fusão: 1975ºC. Condutividade térmica: 0,6 W/(cm ºC).

Óxido nitroso N2O
Em condições usais é um gás incolor, não inflamável, de odor agradável. Descoberto em 1772 por Joseph Priestley. Na mesma década, Humphry Davy e outros experimentaram o gás e logo perceberam que eliminava a sensação de dor e, assim, começou o seu uso como anestésico. Também conhecido como gás hilariante, pelos primeiros efeitos que provoca ao ser inalado.
O efeito anestésico ainda não é totalmente compreendido. Imagina-se que o gás interage com as membranas das células nervosas do cérebro e, dessa forma, afeta a comunicação com as mesmas.
Também usado como aditivo para alimentos. Em outras épocas, foi usado em motores de corrida e aviões de caça. Embora não seja combustível, a injeção na câmara de combustão fornece mais oxigênio que o ar devido à decomposição em altas temperaturas, permitindo a queima de mais combustível e, portanto, aumentando a potência do motor.
É poluente devido ao efeito estufa, cerca de 270 vezes o do dióxido de carbono.
Massa específica do líquido: 1200 kg/m3. Temperatura de fusão: -91ºC. Temperatura de ebulição: -88ºC. 

Permanganato de potássio KMnO4
Sólido cristalino de cor púrpura e brilho metálico. Produzido pela fusão do dióxido de manganês com hidróxido de potássio, formando o manganato de potássio. O permanganato é preparado pela eletrólise do manganato com eletrodos de ferro.
Algumas aplicações: bactericida, fungicida e eliminador de algas para águas de torres de resfriamento e similares. Tratamento de água potável. Desinfetante e desodorizante superficial. Reagente para análises químicas.
Massa específica: 2700 kg/m3. Temperatura de fusão: 240ºC (decompõe). Solubilidade: 7 g em 100 g de água.

Peróxido de hidrogênio H2O2
Líquido viscoso fortemente oxidante. É um poderoso alvejante e desinfetante.
Para uso doméstico e medicinal, é encontrado na forma de solução aquosa de baixa concentração (cerca de 5%). É a popularmente chamada água oxigenada, usada para limpar feridas e também para clarear cabelo (razão da conhecida expressão "loura oxigenada").
Tende a se decompor espontaneamente em água e oxigênio. A velocidade da decomposição depende da concentração, da presença de impurezas e estabilizantes. É perigoso em altas concentrações. Provoca a queima se em contato com uma substância inflamável. É incompatível com vários metais (ferro, cobre, prata, etc) e muitos compostos orgânicos. Deve ser armazenado em recipientes de vidro, polietileno, alumínio.
Uma das principais aplicações industriais é na produção de outros agentes branqueadores para papéis e têxteis. Também no tratamento de águas residuais e em alguns processos de mineração (exemplo: extração de urânio por oxidação).
Também usado em foguetes de um único propelente. A decomposição que produz o empuxo é provocada por aquecimento ou por algum catalisador.
Massa específica: 1400 kg/m3. Temperatura de fusão: -0,4ºC. Temperatura de ebulição: 150ºC.

Sulfato de alumínio Al2(SO4)3
Produto branco, cristalino, quase insolúvel em álcool anidro mas prontamente solúvel em água. A solução aquosa reage com álcalis e ataca muitos metais. Pode ser produzido pela reação da bauxita com ácido sulfúrico.
É um coagulante amplamente usado no tratamento de água para uso industrial ou potável. Também para curtir couro, na produção de papel, como mordente para corantes, para produzir outros compostos de alumínio.
Massa específica: 2700 kg/m3. Temperatura de fusão: 770ºC (decompõe). pH: >2,9 (solução 5%).

Sulfato de alumínio e potássio dodecaidratado AlK(SO4)2.12H2O
Sólido cristalino, branco, bastante solúvel em água. Pertence ao grupo dos alumens, isto é, sulfatos duplos de um metal trivalente (alumínio, cromo, ferro) e de um metal alcalino.
Algumas aplicações: em medicina como adstringente, coagulante para tratamento de água, desodorante, aditivo para alimentos, etc.
Massa específica: 1757 kg/m3. Temperatura de fusão 92-93ºC. Temperatura de ebulição: 200ºC (decompõe). pH: 3-3,5 (solução 10%).

Sulfato de amônia (NH4)2SO4
Normalmente disponível em forma de pó branco, é um sólido cristalino de estrutura rômbica, inodoro e de sabor salgado. Solúvel em água e insolúvel em álcool e acetona. Absorve umidade do ar. Produz o gás amônia na reação com álcalis.
Algumas aplicações: como fertilizante nitrogenado. Nutriente de microorganismos para produção de enzimas. Aditivo em alimentos para melhorar aspecto. No beneficiamento de couros. Produção de outros compostos. Em papéis resistentes à chama. Na produção de pós para extintores. Na produção de persulfatos. Agente de cura de resinas para chapas de madeira. Como aditivo em banhos de tinturas para tecidos. Em alimentos para gado. Na produção de fermentos.
Massa específica: 1770 kg/m3. Ponto de fusão: 235-280ºC (decompõe). Solubilidade a 20ºC: 75 g em 100 g de água. pH: > 5 (solução 100 g em 1 l de água).

Sulfato de bário BaSO4
Composto cristalino de cor branca ou amarelada, insípido, inodoro, insolúvel em água. É um composto bastante estável e não tóxico, mas reage violentamente com alumínio em pó.
Algumas aplicações: pigmento para tintas, aditivo para plásticos (para dar cores brilhantes, melhorar rigidez e resistência à abrasão), em medicina como agente de contraste para exames com raios-X, na indústria de papel (como aditivo ou revestimento, para papéis brancos), cosméticos, cerâmicas e muitos outros usos.
Encontrado na natureza no mineral chamado baritina (ou barita). É também a principal fonte para a produção de bário.
Massa específica: 4500 kg/m3. Temperatura de fusão: 1600ºC (decompõe).

Sulfato de cálcio CaSO4
Sólido branco, inodoro, pouco solúvel em água. Encontrado naturalmente no mineral gipsita (sulfato de cálcio diidratado, CaSO4.2H2O).
O gesso (sulfato de cálcio semi-hidratado, CaSO4.1/2H2O) é obtido pela calcinação da gipsita.
Empregado também como fertilizante em determinadas culturas.
Massa específica: 1600 kg/m3. Ponto de fusão: 1450ºC.

Sulfato de cobre CuSO4
Sólido inodoro em forma de cristais azuis. Preparado pela reação de óxidos de cobre com ácido sulfúrico. Usualmente fornecido na forma pentahidratada (CuSO4.5H2O). É solúvel em água e insolúvel em álcool.
Algumas aplicações: é o mais importante sal de cobre. Usado principalmente na agricultura, como pesticida e germicida. Também para correção de solos. Matéria-prima para produção de outros compostos de cobre. Eletrólitos de baterias e banhos para eletrodeposição. Produção de pigmentos. Em medicina, como fungicida e bactericida de aplicação local.
Massa específica: 2280 kg/m3. Temperatura de fusão: 110ºC. Temperatura de ebulição: 653ºC. pH: 3,7 a 4,5 (solução 5%).

Sulfato de magnésio MgSO4
Composto cristalino, branco, prontamente solúvel em água.
Algumas aplicações: cosméticos, produção de papel, materiais à prova de fogo, cerâmicas, refratários, fabricação de produtos têxteis, detergentes, catalisador de processos, micronutriente para agricultura, suplemento dietético e laxante para animais, medicina, etc.
Massa específica: 2700 kg/m3. Ponto de fusão: 1185ºC.


Sulfato de sódio Na2SO4
Pó branco, inodoro, higroscópico, estável em condições usuais.
Algumas aplicações: processamento de polpa de madeira para produção de papel kraft, produção de vidros, detergentes, corante para tecidos, matéria-prima para produção de outros compostos, etc.
O sulfato de sódio decaidratado, Na2SO4.10H2O, é chamado sal de Glauber em homenagem ao químico alemão Johann R Glauber, que o extraiu pela primeira vez do mineral glauberita (sulfato de sódio e cálcio Na2Ca(SO4)2). Usado em medicina, como laxante, antiinflamatório, diurético.
Comercialmente é obtido como subproduto da produção de ácido clorídrico a partir do cloreto de sódio e ácido sulfúrico. Também pela evaporação de algumas águas naturais. Também encontrado na natureza, no mineral thenardita.
Massa específica: cerca de 2700 kg/m3. Temperatura de fusão: 884ºC. Temperatura de ebulição: 1100ºC (decompõe). pH: solução aquosa é neutra.

Tiossulfato de sódio Na2S2O3
Composto sólido cristalino branco. A solução aquosa tem ação neutra ou levemente alcalina. Em condições levemente ácidas, é decomposto em sulfito e enxofre. Ataca ligas à base de cobre, com taxas acima de 10 kg/(m2 ano). Aços inoxidáveis austeníticos (304, 316, etc) são os materiais recomendados para reservatórios, tubulações, bombas. A taxa de corrosão está na faixa de 440 g/(m2 ano).
Normalmente produzido pela reação do sulfito com enxofre: Na2SO3 + S à Na2S2O3.
Algumas aplicações: é o agente fixador padrão para filmes e papéis fotográficos. Remoção de cloro de águas, têxteis, polpas, papéis. Purificação de gases de chaminés. Curtição de couro. Aditivo para lubrificantes de grafite. Sabões e xampus.
Massa específica aparente: 1500 kg/m3. Solubilidade: 33 g em 100 g de água.



 QUESTÕES DE VESTIBULARES
 1. (Fgv) O HBr (pKa ≈ - 9) e o HCl (pKa ≈ - 8) são os dois ácidos fortes utilizados na indústria química. Uma solução de HBr 48% em massa apresenta densidade igual a 1,5 g/mL a 20 °C. A solubilidade do HBr em água, em função da temperatura, é apresentada a seguir:


Considere as seguintes afirmações:

I. o HCl é um ácido mais forte que o HBr;
II. a ligação H-Cl é mais forte que a ligação H-Br;
III. a dissolução do HBr na água é um processo exotérmico;
IV. durante a dissolução do HBr em água, verifica-se que há um aumento da temperatura da água.

São corretas as afirmações:
a) I, II, III e IV.
b) I, II e III, apenas.
c) I, III e IV, apenas.                                                     
d) II, III e IV, apenas.
e) II e IV, apenas.

2.  (Ufpel)      O cultivo de cana-de-açúcar tem sido muito estimulado no Brasil. Hoje ela tem sido requisitada como matéria-prima para obtenção de etanol (H3C-CH2OH) - composto orgânico presente em bebidas destiladas como a cachaça e em bebidas apenas fermentadas, como o vinho - que, purificado, é tido como um combustível alternativo renovável; além dessa característica, não atribuída aos combustíveis fósseis, o etanol causa menor impacto ambiental.
            A seguir constam as equações da combustão total do etanol (Equação 1) e da reação pela qual ele é identificado nos bafômetros (Equação 2) - dispositivos utilizados para identificar motoristas que ingeriram recentemente quantidade de etanol acima do permitido.

Sobre os compostos que aparecem na Equação 2, considere as afirmativas.

I. Entre os reagentes, constam o ácido sulfúrico e o dicromato de potássio, esse um sal inorgânico.
II. Entre as substâncias resultantes da reação, figuram dois sais inorgânicos e um óxido.
III. Entre os elementos metálicos constituintes das substâncias (reagentes e produtos) um é alcalino e outro, de transição; dentre os não metálicos, dois são calcogênios.
IV. Entre os elementos constituintes das substâncias (reagentes e produtos), o mais eletronegativo é o enxofre, e o mais eletropositivo, o hidrogênio.

Estão corretas apenas
a) I e III.
b) II e IV.
c) I, II e IV.
d) I, II e III.
e) III e IV.

3.  (Uel) Segundo projeções da indústria sucroalcooleira, a produção de açúcar e álcool deverá crescer 50 % até 2010, tendo em vista as demandas internacionais e o crescimento da tecnologia de fabricação de motores que funcionam com combustíveis flexíveis. Com isso a cultura de cana-de-açúcar está se expandido bem como o uso de adubos e defensivos agrícolas. Aliados a isto, está o problema da devastação das matas ciliares que tem acarretado impactos sobre os recursos hídricos das áreas adjacentes através do processo de lixiviação do solo. Além disso, no Brasil cerca de 80 % da cana de açúcar plantada é cortada a mão, sendo que o corte é precedido da queima da palha da planta.
A quantificação de metais nos sedimentos de córregos adjacentes às áreas de cultivo, bem como na atmosfera, é importante para reunir informações a respeito das conseqüências ambientais do cultivo da cana de açúcar.
A abundância do zinco na crosta terrestre é maior que a do cobre. Porém, são poucos os minerais que contém zinco na composição. A sua forma mais comum é como sulfeto de zinco. Com relação ao zinco e cobre são feitas as afirmações.

I. A fórmula do íon sulfeto é S-2.
II. Nos sulfetos de Cu e Zn os átomos estão unidos por ligação metálica.
III. O cobre pode ganhar 1 elétron para formar o íon Cu+ ou ganhar 2 elétrons para formar o íon Cu+2.
IV. O zinco metálico reage em meio aquoso com soluções ácidas redutoras, liberando gás hidrogênio.

Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas.
a) I e III.
b) I e IV.
c) II e III.
d) I, II e III.
e) II, III e IV.

4. Relativamente à formula molecular H2SO4, dados os números atômicos H (Z = 1); O (Z = 8); S (Z = 16), é CORRETO afirmar que:
a) existem duas ligações iônicas, duas ligações covalentes normais e duas ligações covalentes dativas.
b) todos os átomos da fórmula obedecem à regra do octeto.
c) todas as ligações encontradas na molécula são do tipo ligação covalente apolar.
d) o ácido apresenta dois hidrogênios ionizáveis.
e) sua nomenclatura é ácido sulfuroso e sua classificação é triácido.

5. (Enem) De acordo com a legislação brasileira, são tipos de água engarrafada que podem ser vendidos no comércio para o consumo humano:

- água mineral: água que, proveniente de fontes naturais ou captada artificialmente, possui composição química ou propriedades físicas ou físico-químicas específicas, com características que lhe conferem ação medicamentosa;
- água potável de mesa: água que, proveniente de fontes naturais ou captada artificialmente, possui características que a tornam adequada ao consumo humano;
- água purificada adicionada de sais: água produzida artificialmente por meio da adição à água potável de sais de uso permitido, podendo ser gaseificada.

Com base nessas informações, conclui-se que
a) os três tipos de água descritos na legislação são potáveis.
b) toda água engarrafada vendida no comércio é água mineral.
c) água purificada adicionada de sais é um produto natural encontrado em algumas fontes específicas.
d) a água potável de mesa é adequada para o consumo humano porque apresenta extensa flora bacteriana.
e) a legislação brasileira reconhece que todos os tipos de água têm ação medicamentosa.

6. Com relação às funções inorgânicas e suas reações, é correto AFIRMAR que:
a) o hidróxido de alumínio é a única base inorgânica que não dissocia íons na presença de água.
b) óxidos básicos são compostos iônicos que podem neutralizar bases.
c) a pedra-ume, de fórmula molecular K2SO4.Al2(SO4)3.24H2O, é um sal complexo e hidratado.
d) a neutralização parcial do ácido sulfúrico com NaOH resultará em sulfato de sódio e água.
e) a pirólise do carbonato de cálcio caracteriza-se como uma reação de decomposição.

7. O quadro a seguir relaciona algumas substâncias químicas e suas aplicações freqüentes no cotidiano.


As fórmulas que representam as espécies citadas nesse quadro são, de cima para baixo, respectivamente,
a) H3PO4, CaO2, NaF2 e AlOH.
b) H3PO3, CaO, NaF e Al(OH)2.
c) H2PO2, CaO2, NaF2 e Al(OH).
d) H3PO4, CaO, NaF e Al(OH)3.

8. Os anidridos do ácido sulfúrico, nítrico e fosfórico são, respectivamente,
a) SO3, N2O3 , P2O4
b) SO2 , N3O2 , P5O2
c) SO3 , N2O5 , P2O5
d) SO2 , N5O2  , P2O3

9. (Mackenzie) Na Terra, há dois gases no ar atmosférico que, em consequência de descargas elétricas em tempestades (raios), podem reagir formando monóxido de nitrogênio e dióxido de nitrogênio. As fórmulas dos reagentes e dos produtos da reação citada são respectivamente
a) H2 e O2; N2 e N2O.
b) O2 e N2O; N2 e NO2.
c) N2 e O2; NO e NO2.
d) O2 e N2; N2O e NO2.
e) N2 e H2; N2O e N2O4.

10. (Puc-rio) Considere as seguintes informações:

I - ácido clorídrico, hidróxido de sódio e cloreto de sódio são compostos solúveis em água onde se ionizam ou se dissociam por completo.
II - íons espectadores são espécies que, presentes numa reação química, não sofrem qualquer tipo de alteração.
III - ácido clorídrico e hidróxido de sódio reagem em meio aquoso segundo a equação:
HCl(aq) + NaOH(aq) à H2O(l) + NaCl(aq)

Considerando as informações e a reação acima, é INCORRETO afirmar que:
a) o cloreto de sódio em água encontra-se dissociado nas espécies Na+ e Cl­.
b) ácido clorídrico em água encontra-se ionizado nas espécies H3O+ e Cl­.
c) hidróxido de sódio em água encontra-se dissociado nas espécies Na+ e OH­.
d) as espécies Na+ e Cl­ não sofrem qualquer tipo de alteração durante a reação.
e) as espécies H3O+ e OH­ são os íons espectadores na formação de água.

11. (Udesc) Quando os derivados de petróleo e o carvão mineral são utilizados como combustíveis, a queima do enxofre produz dióxido de enxofre. As reações de dióxido de enxofre na atmosfera podem originar a chuva ácida.

Sobre a chuva ácida, escolha a alternativa INCORRETA.
a) O trióxido de enxofre reage com a água presente na atmosfera produzindo o ácido sulfúrico, que é um ácido forte.
b) SO‚ reage com o oxigênio e se transforma lentamente em trióxido de enxofre. Essa reação é acelerada pela presença de poeira na atmosfera.
c) A chuva ácida é responsável pela corrosão do mármore, do ferro e de outros materiais utilizados em monumentos e construções.
d) Tanto o dióxido quanto o trióxido de enxofre são óxidos básicos.
e) Na atmosfera, o SO2 reage com o oxigênio e se transforma lentamente em trióxido de enxofre (SO3).

12. (Uece) Algumas armações metálicas com alto teor de cobre adquirem uma camada esverdeada de CuCO3 (azinhavre) que é tóxico e pode ser absorvido pela pele do rosto do usuário. O processo pode ser resumido pelas reações:

I - 2 Cu(s) + O2(g) + 2H2O(l) à 2 Cu(OH)2(s)

II - Cu(OH)2(s) + CO2(g) à CuCO3 + H2O(l)

A leitura atenta do texto anterior nos leva a afirmar, corretamente, que
a) o produto da reação I é o hidróxido cúprico.
b) em ambas as reações ocorre um processo de óxido-redução.
c) a reação II é definida como deslocamento ou simples troca.
d) na presença de fenolftaleína o hidróxido de cobre II aquoso adquire a coloração azul.

13. (Uepg) Recentemente, a Polícia Federal deflagrou a Operação Ouro Branco, que descobriu que duas cooperativas de Minas Gerais adulteravam leite com substâncias como água oxigenada e soda cáustica. (fonte: Globo Online)

A respeito destas duas substâncias utilizadas para fraudar o leite, assinale o que for correto.
(01) Água oxigenada é peróxido de hidrogênio (H2O2) e soda cáustica é hidróxido de sódio (NaOH).
(02) A água oxigenada adicionada ao leite decompõe-se em oxigênio e água.
(04) A adição de soda cáustica ao leite acarreta um aumento na sua acidez.
(08) A soda cáustica e a água oxigenada são substâncias iônicas.

14. (Ufc) Os ácidos H2SO4, H3PO4 e HClO4 são de grande importância na indústria (por exemplo, na produção de fertilizantes). Assinale a alternativa que apresenta corretamente a ordem crescente de acidez destas espécies.
a) H3PO4, H2SO4, HClO4.
b) H2SO4, H3PO4, HClO4.
c) HClO4, H2SO4, H3PO4.
d) HClO4 , H3PO4 H2SO4
e) H3PO4, HClO4, H2SO4.

15. (Ufjf) Associe a coluna 1 com a coluna 2 e assinale a alternativa que representa a seqüência CORRETA de (I) a (V).

Coluna 1
(I) Sal neutro
(II) Reage com a água produzindo ácido sulfúrico
(III) Sal ácido
(IV) É um dos produtos da reação do ácido clorídrico com zinco metálico
(V) É um ácido forte

Coluna 2
(A) SO3
(B) H2
(C) NaCl
(D) HNO3
(E) NaHSO4

a) I-A, II-B, III-C, IV-D, V-E.
b) I-E, II-A, III-D, IV-C, V-B.
c) I-B, II-A, III-D, IV-E, V-C.
d) I-C, II-B, III-A, IV-D, V-E.
e) I-C, II-A, III-E, IV-B, V-D.

16. (Ufmg) Os extintores à base de espuma química são fabricados, utilizando-se bicarbonato de sódio, NaHCO3, e ácido sulfúrico, H2SO4. No interior do extintor, essas duas substâncias ficam separadas, uma da outra. Para ser usado, o extintor deve ser virado de cabeça para baixo, a fim de possibilitar a mistura dos compostos, que, então, reagem entre si. Um dos produtos dessa reação é um gás, que produz uma espuma não-inflamável, que auxilia no combate ao fogo.
Considerando-se essas informações, é CORRETO afirmar que a substância gasosa presente na espuma não-inflamável é
a) CO2 .
b) H2 .
c) O2.
d) SO3 .

17. Considere as fórmulas dos compostos a seguir.

I – KHCO3
II – RbSO4
III – SrClO2
IV - MgCrO7
V - LiNO3

Em relação à representação das fórmulas dos compostos, assinale a alternativa que apresenta, apenas, as fórmulas escritas corretamente.
a) III e IV
b) II e III
c) I e V
d) III e V

18. (Uece) Além de obedecer às leis ponderais, as reações químicas ainda necessitam atender determinadas condições. A partir dessas considerações, assinale o correto.
a) Os ácidos sempre reagem com metais produzindo sal e liberando hidrogênio gasoso.
b) Ao reagir com o carbonato de cálcio, o ácido clorídrico produz, ao final, gás carbônico e água.
c) Só ocorrerá reação de síntese se juntarmos substâncias simples.
d) Em todas as reações de análise ocorre óxido-redução.

19. (Unesp) A queima dos combustíveis fósseis (carvão e petróleo), assim como dos combustíveis renováveis (etanol, por exemplo), produz CO2 que é lançado na atmosfera, contribuindo para o efeito estufa e possível aquecimento global. Por qual motivo o uso do etanol é preferível ao da gasolina?
a) O etanol é solúvel em água.
b) O CO2 produzido na queima dos combustíveis fósseis é mais tóxico do que aquele produzido pela queima do etanol.
c) O CO2 produzido na queima da gasolina contém mais isótopos de carbono-14 do que aquele produzido pela queima do etanol.
d) O CO2 produzido na queima do etanol foi absorvido recentemente da atmosfera.
e) O carbono do etanol é proveniente das águas subterrâneas.

20. (Ufpel)     Num brejo, quando animais e vegetais morrem, acabam ficando dentro da lama (sem oxigênio) onde passam a sofrer decomposição (apodrecendo), transformação provocada por microorganismos e chamada de decomposição anaeróbica. Ela envolve muitas reações químicas, nas quais se formam, entre outros gases: CH4, H2S (cheiro de ovo podre) e CO2; desses gases apenas o metano e o gás sulfídrico são inflamáveis. Uma dessas reações é a fermentação da celulose, substância presente em grande quantidade nos vegetais e possível de ser representada de forma simplificada pela equação:

            (C6H10O5)n + nH2O à 3 nCH4 + 3 nCO2

            Processo semelhante acontece em biodigestores com restos de animais, de vegetais, sobras de comida e, até mesmo, fezes. A mistura gasosa resultante, nesse caso, é chamada de biogás. Algumas fazendas e cidades brasileiras já exploram esse recurso energético, cujo resíduo pode ser usado como adubo (fertilizante)

            TITO & CANTO. "Química na abordagem do cotidiano". v. 4, Química Orgânica, 3 ed. São Paulo: Moderna 2003. [adapt.]

Analise as seguintes afirmativas a respeito das interações dos principais constituintes do biogás com a água.

I. Ao dissolver o gás metano, a água reage com ele, formando monóxido de carbono e hidrogênio gasoso.
II. A água dissolve maiores quantidades de CH4 e de CO2 do que de H2S porque os primeiros são compostos orgânicos apolares e o último, um composto inorgânico polar.
III. Ao dissolver o gás carbônico, a água reage com ele, formando o equilíbrio representado pela equação:
2 H2O(l) + CO2(g) D H3O+(aq) + HCO3-(aq)
IV. Ao dissolver o gás sulfídrico, a água reage com ele, formando o equilíbrio representado pela equação:
H2O(l) + H2S(g) D H2O+(aq) + HS-(aq)

Dessas afirmativas estão corretas apenas
a) II e III.
b) I e IV.
c) III e IV.
d) I, II e III.
e) I, II e IV.

GABARITO

1. D
2. D
3. B
4. D
5. A
6. E
7. D
8. C
9. C
10. E
11. D
12. A
13. 1 + 2 = 3
14. A
15. E
16. A
17. C
18. B
19. D
20. C




Nenhum comentário:

Postar um comentário